Quando recebi Garota Replay de parceria com a Novo Conceito, confesso que fiquei com um pé atrás por causa da capa toda desenhadinha, coisa que não gosto de jeito nenhum. Mas passando minha aversão pela capa, eu decido dar uma chance a escrita da fofa e conterrânea Tammy Luciano (que arrasou na Bienal do Rio em 2011) e me surpreendo com a qualidade da trama que foi linda e surpreendente.





Thizi é uma carioca de 20 anos (minha gêmula gente), super descolada e amiga de todos. Uma garota alto astral que gosta de acreditar na bondade das pessoas. Uma jovem que ainda não sabe bem o que esperar da vida e que apenas vive o presente aproveitando tudo que este tem a oferecer. Muitos a acham fútil e aérea demais, mas afirmo que ela é a imagem do jovem, uma imagem que vejo e vivo todos os dias!! Mas ela também não é só isso, ela tem sonhos, desejos e angústias que nem percebemos de início.

Dirigir um carro novo parece um primeiro beijo, você está completamente envolvida no  ato, não se acostumou ainda com os detalhes e está nas nuvens. Entrei no carro sentindo a força do compasso de espera da minha vida. Respirei fundo. Queria mais, queria minha vida de volta e dias felizes. Queria muito viver um grande amor, fosse lá como fosse um grande amor. Algumas vezes não tinha ideia, só sabia que seria lindo.


Tudo ia "bem" na vida da jovem até que descobre a traição do namorado, que não era nenhum modelo ideal de honestidade e fidelidade, o Tadeu. Ele é um molequinho arrogante (que encontro MUITO por aí) que acha que pode TUDO, inclusive bater no melhor amigo da namorada.

Após a briga de Tadeu com seu amigo Tito, Thizi acaba ficando triste e desejando ficar sozinha, pois está super chateada pela traição e ainda mais magoada de seu amigo não estar mais falando com ela (sim, achei uma besteira do Tito - que é o personagem mais fofo e que lembrou muitissimo meu BFF) e então ela parte para a noite da Barra completamente alone. (tenho que parabenizar a Thizi pela coragem, eu nunca que iria a uma boate sozinha para “pensar”).

Esperar era o verbo mais difícil de conjugar naquele momento e o mais necessário. Que o tempo trouxesse respostas e libertasse meus pensamentos cheios de dúvidas, perguntas, receios e reclamações. O destino, que estava me devendo satisfação, resolveu me testar sem meu consentimento.


Então na night, completamente isolada no bar (olhando aquela garrafa de Vodka toda bonitinha - Rs), ela olha para a pista de dança e se depara com ela mesma!! Sim, ELA MESMA... Ela começa a achar que perdeu a cabeça, ou seria apenas uma pessoa parecida, ou será que ela tinha uma gêmea perdida como nos filmes??

Por que alguém idêntica a mim tinha que aparecer no mesmo tempo e quase no mesmo espaço? Como jamais tive a intuição de sua presença no mesmo sistema solar?


As divagações não param até que ela se surpreende com a outra Thizi, que mostra a primeira uma nova perspectiva...

Thizi ao deparar consigo mesma começa um debate filosófico sobre suas próprias atitudes e sua própria vida. Passa a analisar sua relação com os pais que vivem viajando mundo afora, com os seus amigos,  com Tadeu, Tito, e principalmente a relação consigo mesma. Ela “acorda” depois que se encontra dançando naquela noite. Ela quer ser aquela Replay, ela quer ser bem resolvida na vida e quer transmitir aquela tranquilidade e felicidade que aparece nas feições daquela outra...

E vou deixar a história por aí... Pois é fácil eu me empolgar e acabar escrevendo alguns spoilers sobre o livro. A obra da Tammy Luciano é bem fininha e narrada como os jovens falam, bem como eu falo!!

Achei muito fácil me identificar com o contexto de Garota Replay e seus personagens, primeiro, por que moro pertinho da Barra e minha adolescência todinha passei por lá. Segundo por que a Thizi é muito real, muito autêntica. Ela é uma personagem que nos conquista com seu jeito de pensar e de agir... E por fim, uma história de amor tão fofa e verdadeira que não é apenas vista nos livros e filmes de comédia romântica.

A Tammy falou na linguagem do jovem questões profundas, como a própria descoberta. O poder da reflexão sem cair num didatismo. O livro é leve, divertido e fofo. A trama em si foi surpreendente, pois desde o surgimento da Replay criamos várias teorias do porque dela existir, e a autora de forma simples e tocante dá uma reviravolta que conquista de vez os leitores...



Garota Replay é um livro para ser lido de mente aberta, com calma e atentando-se principalmente das divagações de Thizi, é ali o segredo da profundidade do texto. É ali que nós leitores absorvemos a contestação de nossas próprias escolhas. O livro veio para mostrar que nós jovens também fazemos escolhas erradas e que para mudar precisamos nos despertar e encarar a realidade sob novos prismas!!

Eu particularmente gostei MUITO do livro e recomendo para quem, como eu, gosta de ficar se perguntando "Será que eu sou como a Thizi??" Será que eu também preciso acordar e encarar a realidade??"

Não deixem de comentar suas próprias críticas sobre o livro e a resenha aqui, nesse batcanal!! =) Beijinhos...


P.S. Esse livro está sendo sorteado no "Eu Comento, Eu Ganho" do mês de Maio!!

Comentando na #Resenha de hoje você ganha mais chances na hora de concorrer ao “Eu Comento, Eu Ganho” do mês de Maio!! =)

Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...