Que a Lucinda Riley é diva, isso a gente já sabe. Mas esse livro, A irmã da sombra, simplesmente superou TODAS as minhas expectativas para a querida e calada Estrela, a terceira das seis imãs.E se passa na querida Londres.
Sério, eu imaginava uma coisa, depois que comecei a ler pensei "aha, já sei o que vai acontecer no final", e no fim eu quebrei a cara, porque não foi nada daquilo huahua
Astérope, ou Estrela, como é chamada pelas outras irmãs, sempre foi acostumada a ser a sombra de sua irmã mais nova Celeno, ou Ceci, na verdade as duas tem quase a mesma idade. Ceci foi sua voz e sempre foi a que tomou decisão pelas duas, mesmo Estrela sabendo que era a mais forte das duas. Mas depois da morte de Pa Salt, ela começa a se sentir sufocada, entre a culinária e a botânica, e começa a repensar suas escolhas na vida.
Cultive não apenas o esplêndido jardim que criamos juntos, mas talvez o seu próprio, em outro lugar. E, mais do que tudo, cultive a si mesma. E siga sua própria estrela. Chegou a hora.Assim decidi ir atrás das pistas que seu pai adotivo deixou sobre sua família biológica, a coordenada em Londres e uma estatueta de um gato preto, ou uma pantera.
As pistas a levam iretamente para a livraria de Orlando, um homem pra lá de excêntrico, mas que se dá bem logo de cara com Estrela, com seu jeitinho calado e muito inteligente. Ele a contrata para trabalhar na livraria, que não é muito movimentada, e em troca ele vai lhe contar sobre Flora MacNichol, um nome que está nas pistas que seu pai lhe deixou.
Olhei em volta, adorando aquilo. Algumas mulheres talvez sentissem o mesmo ao encontrar uma loja cheia de roupas estilosas. Para mim, aquele recinto era um nirvana do mesmo calibre.Estrela logo se encanta pela livraria e sua amizade com Orlando a leva conhecer High Weald, a propriedade de campo onde mora sua prima Marguerite, o pequeno Rory, e ali perto em Home Farm mora seu irmão Mouse, um homem muito bonito mas amargurado pela vida. High Weald , já fora uma propriedade muito bonita mas agora está bem desgastada pelo tempo, e onde morou Flora.
Conforme ela vai passando seu tempo ali, cuidando do garotinho Rory, que é surdo, ela vai se apaixonando cada vez mais pelos moradores e pela casa. Mesmo que não suporte Mouse, ou o rato de esgoto, como ela o chama. Mas é ele que vai lhe contando mais sobre a familia deles e como podem ser interligados e como ele acha que seu direito pode ter sido usurpado.
Assim, vamos conhecendo a história de Flora, por meio dos diários dela, que se passa a partir de 1909, e mostra uma Inglaterra que estamos acostumados a ver nos romances de época - que eu simplesmente amo, como sabem. Flora, com seus 18,19 anos, mora com os pais e a irmã mais nova, Aurélia, que é linda, aliás ela sempre se sentiu meio fora da família, afinal não parece com ninguém lá.
Ela não fez sua estréia na sociedade porque seus pais não tinham dinheiro, mas sua irmã irá, porque sua tia irá patrocinar.É neste momento que Archie, Lorde Vaughan, volta para a vida de Flora, depois de aterrorizá-la quando criança, mas agora mais velho e muito bonito, ele se interessa muito por ela, porém ele já está comprometido, vocês podem imaginar com quem né.
Mas com certeza a busca do amor é muitas vezes egoísta. Eu pensei... Eu tive a impressão de que você correspondia aos meus sentimentos.No meio desse drama, sua mãe arranja uma espécie de emprego para ela na casa de Alice Keppel, uma das senhoras da sociedade londrina super requisitada, para ensinar desenho e botânica para Sonia e Violet, filhas de Alice. Lá ela é mais que uma empregada, ela é como uma filha de Alice, que faz de tudo para a moça.
É nessa casa que ela descobre que não passa de um peão inocente em um jogo que ela não sabe as regras, até ser tarde demais.
É o fim de uma época, Srta.Flora. Depois de hoje, nada nunca mais será como antes para nenhum de nós.
O livro tem uma escrita muito dinâmica, porque você vai de uma história a outra, Flora e Estrela, sem perder o ritmo, e mesmo que a história da Flora seja um pouco mais previsivel ás vezes, há certas surpresas que você não está esperando.
Na história de estrela, é ótimo conhecer mais sobre a irmã mais calada , que se anulou, por tanto tempo e que ao se libertar da sua vida, enocntra uma família, amor e amizade.
A família de orlando é sensacional. Eles são descendentes do clã Forbes/ Vaughan, herdeiros diretos de High Weald e de Flora.Estrela caba ajudando mais a familia do que ela sabe.
Orlando com suas nerdices faz a gente sorrir, marguerite correndo atrás da sua felicidade também, mas é a dupla Mouse e Rory que faz a gente torcer para que Estrela fique com a família. Rory porque é um garotinho que necessita muito de uma mãe que cuide dele. o que Estrela faz com perfeição , já que sabe mais ou menos a lingua de sinais,
Ri da sua surpresa. ele dvia ter sido criado acreditando que a maioria das coisas que ele comia vinha de uma fada invisível que morava no supermercado.Já Mouse , o irmão bonitão e mais velho, ganha seu coração pelo seu passado torurado e mesmo que ele erre muito, ele tem coragem de pedir desculpas e pedir para recomeçar. Aliás , alguns segredos nós descobrimos logo de cara menos a Estrela, que é meio lenta para algumas coisas, bem parecida com Flora.
Flora é uma mulher forte, que já tinha se acostumado em ser solitária. Em um lugar onde ela era diferente de todos, o que restava a ela? Ela amava o campo, seus inúmeros animais e suas plantas.
Sabe de uma coisa? Estou começando a pensar que uma vida de solteira seria muito conveniente para mim. Vou morarem um chalé cercada por animais, que terão por mim um amor incondicional. Parece-me bem mais seguro do que amar um homem.Mas sua passagem por Londres mostra a ela, que ela poderia ser outra coisa. Mas seu coração é muito verdadeiro para viver em meio a sociendade londrina que vive em meios a intrigas e escândalos.
Archie quebra seu coração e mesmo sabendo que ela foi a que deu permissão para isso, nós torcemos pelo casal. Aurelia, é muito metidinha, ok, entendo que ela foi a verdadeira mimada da casa, mas em nenhum momento ela pensou na irmã. Fiquei com raiva dela um pouco. Agora não vou nem falar da mãe dela. O que custava ela ter confessado a verdade para a filha.
O melhor dessa parte é ver figuras históricas que realmente existiram. Como a melhor amiga e Flora, Beatrix Potter, maravilhos escritória infantil, a madrinha da moça, Alice Keppel, famosa por ser amante do rei, e suas filhas Sonia, bisavó da Camilla Parker Bowles - mais conhecida por ser a duquesa da Cornualha, mulher do príncipe Charles, e Violet, que fugiu com Vita para a frança, mesmo vita sendo casada e tendo dois filhos. Isso tudo é história de verdade.
Juntando todas as peças você acha que sabe quem é a familia da Estrela, mas aía a Lucinda , aquela safadjenha , vem e te engana. Eu realmente fiquei besta conforme foi se desenrolando o final.
Aliás neste livro revemos Ally, e alguns trechos que já vimos no livro anterior, porque se passam na mesma época, é bem interessante ver os dois lados da conversa. E também vemos mais sobre o relacionamento de Estrela com Ceci, no próximo vamos ver o que Ceci realmente pensa.
Eu não quero, Sia, mas Pa sempre dizia que a vida é curta demais para ser infeliz.Agora vamos falar sobre a ironia dos nomes de Mouse e Estrela, você já sabe o que vai acontecer, mas fica na expectativa de ver a reação de estrela quando descobrisse , o que ela faz só no final, como eu disse , ela é meio lentinha ás vezes. Sabe, a autora me enganou, achei que ela e o imão gêmeo de Ally, teriam algo, mas não...
Ele também dizia que a gente nunca deve desistir.
O livro tem um tom bem feminista. Tanto na história de Flora quanto na da estrela, mostra que mulher pode ser o que ela quiser, independente do que é. Quer ser dona de casa, seja. Quer ter uma profissão fodona, tenha. Seja o que quiser, não o que a sociedade te obriga.
Amei o livro, super indico. Ele é lindo, principalmente quando há um certo reencontro. Ai gente, é muito amorzinho. Necessito ler o da Ceci!!! Estou mega curiosa.
Posso? O amor nunca está errado, querida. A única coisa que pode estar errada é o momento. E desta vez o momento é perfeito - murmurou ele.Beijos Beijos