Finalmente depois de meses com o livro enfeitando minha estante, eu tomei “vergonha na cara” e resolvi me entregar a leitura de Jogos Vorazes!

Muitos disseram que era bom, que eu ia amar... Enfim, me encheram de expectativas quanto a essa série, mas confesso que ainda estava com certo receio. Mas para comemorar a nossa parceria com a Rocco (*descabela*  *dá mortal triplo para trás*) e a estreia da versão cinematográfica (dia 23 de Março) decidi dar uma chance...

E das 21 horas as 4 horas da madrugada eu simplesmente não consegui fechar o livro e ir dormir. A narrativa tão bem construída da Suzanne Collins prende a atenção do leitor de modo único. Impossível largar o livro, ainda mais nos momentos mais tensos da trama.
  


A obra é narrada por Katniss, uma jovem batalhadora que desde a morte do pai, tenta ajudar sua família composta por sua mãe e sua irmã caçula. Ela vive no Distrito 12, um dos mais pobres de toda a Panem (que seria os EUA no futuro). Sem dinheiro, e com comida precária, a população do Distrito 12 batalha a cada dia por sua sobrevivência, e Katniss desde seus 12 anos, aprendeu da forma mais dura.

Para alimentar sua família, Katniss passou a caçar na floresta (uma área proibida e cercada), é lá onde ela conheceu Gale (seu melhor amigo "delicinha"), outro jovem caçador ilegal que ajuda a manter sua própria família, e onde ambos além de pegar o alimento, conseguem frutas, verduras e carnes para serem trocadas no Mercado Negro do Distrito 12.

Se fosse apenas essa luta diária que Katniss enfrenta, o livro seriam apenas flores. Porém, a sociedade é bem mais cruel, e algo muito pior sempre pode acontecer, como por exemplo, ser escolhido na colheita...

*momento teacher explanations*

A Panem é um país dividido em 13 distritos e uma Capital. Todos os distritos são subordinados a Capital, sua política, suas ações, os recursos financeiros e suas economias. Enfim, a Capital manda, e todos têm que obedecer.

Quando uma revolução entre os distritos surge, a Capital promove a destruição do Distrito 13 (como exemplo) e institui os Jogos Vorazes. Nos JV a cada ano, dois jovens (um casal) de 12 a 18 anos, de cada Distrito, são escolhidos e obrigados a participar de um perigoso e irreversível Reality Show!!

Levar as crianças de nossos distritos, forçá-las a se matar umas às outras enquanto assistimos pela televisão. Essa é a maneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjugados a ela.


24 Jovens são postos numa arena e obrigados a lutarem por suas vidas. Eles têm que matar uns aos outros, e o vencedor, único sobrevivente, leva toda a glória. E o pior de tudo, como esse jogos são de certa forma uma punição da Capital sobre os Distritos, T-U-D-O é televisionado 24 horas por dia!! O.o

*voltando*

Katniss, ao descobrir no dia da Colheita que sua irmã tinha sido escolhida, decide se voluntariar a participar dos Jogos, junto com o jovem Peeta Mellark (tributo masculino escolhido). E assim, ambos jovens, que nunca foram próximos, apesar de compartilharem um momento muito tocante no passado, são enviados a Capital com um mentor, que os ajudará a conseguir patrocinadores para os Jogos.

Só consigo pensar no quanto todo o sistema desses Jogos Vorazes é injusto. Por que sou obrigada a ficar saltitando de um lado para o outro como se fosse alguma cadela amestrada tentando agradar pessoas que odeio?


Katniss, a partir de agora não poderá contar com ninguém, apenas com a habilidade de seu arco e sua flecha na arena, para conseguir sobreviver e retornar para casa, para sua irmã. Mas Peeta tenta se aproximar de Katniss, o que deixa o leitor completamente intrigado quanto aos objetivos dele...

Afinal eles dividiram uns momentos interessantes no passado, mas agora eles estão nos Jogos Vorazes, onde eles são adversários, onde apenas 1 sai vencedor!! O que será que realmente está motivando as atitudes de Peeta?!?! (Leia e descubra, rs)

Um sinal de alerta reverbera em minha cabeça. Não seja tão idiota. Peeta está bolando uma maneira de te matar, lembro a mim mesma. Está te seduzindo para te transformar em uma presa fácil. Quanto mais simpático aparenta ser, mais mortífero será.


A história, tem sua narrativa na primeira parte bem introdutória, mais detalhista, explicando como era a vida de Katniss e a preparação dela para os Jogos. Assim, que a segunda parte inicia, e eles adentram na arena, o jogo finalmente começa, e a ação é do início ao fim. Batalhas sangrentas marcam logo os primeiros minutos da atração, e por sorte, Katniss consegue fugir e se manter salva, mas por pouco tempo. Com escassez de água, alimentos e armamentos, os jovens tem que continuar em movimento e em disputas.

Momentos totalmente *Breath Taking*!! Até a última linha, o leitor fica preso nas perfeitas tramas criadas pela Suzanne Collins. Um livro que mistura rebeldia, críticas, ação e uma dose adorável de humor sarcástico (a Katniss é uma figura *-*)!!

Com tantas críticas positivas eu acabei criando altíssimas expectativas para esse livro, mas a Suzanne Collins, com sua maestria e seu dom pelas palavras conseguiu superá-las e me surpreender. Com uma tradução impecável (raro isso, apesar de achar “garota quente”, muito fraco, como a ideia é de ênfase, escolheria “garota ardente”)...

A Rocco, como sempre trazendo livros magníficos e PERFEITOS!! Não achei que fosse gostar tanto assim de Jogos Vorazes, ainda bem que estava enganada!!

Se você ainda tem alguma dúvida :: LEIA ESSE LIVRO IMEDIATAMENTE!!! Aproveite e compre o Box da Edição Limitada que vem com o broche do Mockingjay (tordo)!! *--*

Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...