Essa matéria foi publicada primeiramente no Start Read, onde colaboro como colunista todas as terças!! Visite esse blog mega cute!!

Tenho que começar a resenha com uma letra dessas... Aí vocês meus leitores perguntam, ‘Mas pra que?’

Simples... Como eu poderia falar de um romance que se passa no século XVIII e que ainda por cima menciona a maravilhosa Jane Austen, sem utilizar uma letra característica??


Esse romance tenho que admitir que me cativou pela capa (sim, eu compro livro pela capa).. É tão desenhada, meiga, Pink.. Tão fofa.. E o que mais me chamou a atenção também foi apresentarem uma Jane Austen adolescente..

Sempre ouvimos falar da talentosa escritora como mulher e bem renomada romancista, mas nunca soubemos sobre a juventude dessa inteligentíssima e cativante dama da literatura.

Já deu pra notar o quanto gosto de Jane Austen (amo os romances dela, ‘Orgulho e Preconceito’ e ‘Northanger Abbey’ são meus preferidos) e espero que todos aqui tenham tido a oportunidade de ter lido algum romance de sua autoria...

Volatndo ao livro... Eu me surpreendi com o quanto de pessoas ainda NÃO leram esse livro (apenas 31 pessoas no Skoob afirmam ter lido)!! Percebi que a Editora Rocco (quem publica no Brasil) não teve tanto interesse por esse título e por isso nem houve tanta divulgação...

E me surpreendi ainda mais quando li a nota da autora Cora Harrison, pois ela afirma que TODOS os personagens SÃO REAIS... Ou seja, nós realmente estamos lendo sobre a Jane Austen e sua família, mas atenção a situação ali é fictícia, a autora buscou em cartas e relatos os fatos e acontecimento e romanceou tudo e o resultado foi uma obra digna da própria Jane Austen...

A supresa foi muita, e como vocês já notaram eu me apaixonei pelo livro... Mas esperem, deixa eu contar pra vocês a história...

O livro é narrado por Jenny Cooper (Jane Cooper), prima e melhor amiga de Jane Austen, uma adolescente de 15 anos bem espevitada e inteligente. Jenny tem 16 anos e está num internato junto com sua adorada prima em Southhampton (Inglaterra), ambas sofrem muito nessa “escola” para moças, tanto que sua prima Jane acaba contraindo uma terrível febre. Sem alguém para acudir à amiga e sem poder contatar sua família ela toma uma temível decisão :: escreve uma carta a sua tia, a Sra. Austen sobre a convalescença de Jane e resolve ir pessoalmente ao correio.

Só há um problema, ela é uma donzela, no final do século XVIII, saindo desacompanhada, fugida do internato, à noite (por volta de meia noite) em uma cidade bem perigosa, cheia de vândalos, beberrões e mendigos...

Sabendo que se alguém descobrir sobre isso sua reputação estará para sempre arruinada (pipow é séc. XVIII, não esqueçam), mas ainda sim sua determinação de salvar a prima é maior, e ela se arrisca a ser atacada por marinheiros bêbados e um louco com uma espada até ser salva pelo Capitão Thomas Williams, um jovem bonito, simpático e protetor, que ajuda Jenny a chegar a seu destino.

Nossa!! Falei o 1º capítulo inteiro... Vamos continuar.. Graças à carta Jane e Jenny (que também fica doente) são resgatadas pela família Austen e deixam o internato passando a morar no interior.

Jenny inicia suas aventuras ao lado de Jane no campo... Vão aos bailes característicos da época, flertam com rapazes e falam de casamento... Mas Jane é aquela personagem que é muito avançada pra sociedade (eu a achei muito parecida com a Elizabeth de O&P), sempre discutindo com a mãe, sempre bem humorada, sempre tem uma piadinha para tudo e todos e vive sempre no mundo de suas histórias (é fato que a escritora tinha essa paixão desde os 13 anos), as inventando e sempre comparando a realidade a seus futuros romances..

Eu amei ver em alguns diálogos da Jane trechos de seus livros... Reconhecemos algumas falas clássicas como a de Elizabeth para o Mr Darcy!!

O romance conta as aventuras de Jenny (seus romances e temores), mas é a Jane Austen a estrela do livro... Ela que rouba a cena, a piada, e os melhores momentos...

E tenho que dizer que o romance de Jenny e o capitão é TÃO FOFO!!! (e verídico)...

Eu simplesmente estou apaixonada pelo livro, pela história e pelos personagens...

Não vou me alongar nesse testamento (porque vocês já notaram meu amor) e só vou dizer que “Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen” da Cora Harrison é ESSENCIAL para quem ama a escritora!!! MEGA RECOMENDADO!!

Uma ótima forma de conhecer ainda mais essa autora tão aclamada... Faça parte do time de leitores que leram e se surpreenderam!!!

6 Comentários

  1. Sou louca pra ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade...

    Adorei a resenha..

    Bjusssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Amei! Vou ter que achar o livro! Legal saber que os personagens são verdadeiros, e pela resenha, acho que a editora deveria, sim, dar mais enfase a esse livro, pois, me parece, ser muito bom e interessante.
    Deve ser mega legal ler sobre a Jane adolescente,ver suas piadinhas, conhece-lá melhor, não apenas como escritora...
    Beijos, até mais.
    Débora

    enfimdeasasabertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a capa desse livro TÃÃÃÃÃÃO LINDA *-*
    Tô muuuuuito curiosa pra ler! Tenho certeza que vou adorar!
    E sua resenha ficou linda!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Eu fiquei super interessada neste livro!! A capa é linda mesmo!! bjinhos

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. JU,assim você me mata do coração...rs
    como eu não tinha conhecimento desse livro??
    Eu amo Jane Austen, mas não conhecia este livro, e tipo, me apaixonei pela capa,resenha, que se pudesse ia correndo na livraria comprar agorinha...rs
    Amei.
    bjs

    Jack do My book lit

    ResponderExcluir
  6. bom eu achei esse livro na biblioteca da escola e ja comecei a ler.
    ameeiii sua resenha bjjjsss

    ResponderExcluir

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...