Sinopse Oficial (Companhia das Letras) :: Nesse romance, Calvino consegue uma proeza notável: unir o prazer voraz da leitura às tortuosas questões da vanguarda literária. No centro de sua preocupação está um tema que os teóricos chamam de "crise da representação", ou seja, no mundo capitalista contemporâneo, dividido, múltiplo, alienado, não teriam mais lugar os romances tradicionais, com princípio, meio e fim, que constroem personagens e organizam o mundo, dando um sentido às coisas. O leitor de hoje estaria condenado ou à leitura espinhosa de obras que se debruçam sobre si mesmas e procuram desesperadamente uma saída para a literatura, ou à superficialidade descartável das obras de simples entretenimento. Calvino "socorre" esse leitor que é inquieto e exigente mas que gostaria que os autores escrevessem livros "como uma macieira faz maçãs". Para isso, faz do próprio leitor seu personagem principal, cuja grande missão é ler romances. E tal como você, leitor(a), ele entra numa livraria e compra este livro: Se um viajante numa noite de inverno. É aí que começa a história.
Do brilhante escritor cubano/italiano Ítalo Calvino, conta a história de um homem que compra um livro empolgante, mas devido a um erro de impressão não consegue passar do primeiro capítulo.
Logo ele parte em uma saga literária que vai desde os romances épicos até as histórias de suspense modernas. Nesse caminho ele encontra uma mulher que também busca um livro perdido.
É incrível a capacidade de Calvino para mudar a narrativa e conseguir escrever tantos contos tão apaixonantes que nos deixam com a mesma vontade do personagem em terminar os livros.
olá....
ResponderExcluiro livro parece ser bem diferente dos que estamos costumadas a ver, mas msm assim não sei se me "cativou" rs
Bjs