Desde que lançou no Brasil a série Beutiful Creatures, das escritoras Margareth Stohl e Kami Garcia, pela editora Galera Record fiquei ansiosíssima para ler. Estava um pouco receosa quanto às críticas ("Segue a tradição gótica da Anne Rice" - School Library Journal) que foram muito exageradas. People, poucos podem ser comparados a Anne Rice (Rainha do Gótico) e após a leitura de Dezesseis Luas, acredito ainda mais.
Estava totalmente cheia de expectativas quanto a esse livro, por vários motivos ::
1 - Se passa no Sul dos Estados Unidos. Gente, as histórias que mais amo se passam justamente no Sul dos EUA (sonho em conhecer) como os livros da Anne Rice e da Charlaine Harris. O.O
2 - Sou apaixonadíssima por Magia/Bruxaria (meu dady me iniciou na wicca quando tinha 10) e é o grande tema da obra.
3 - É um romance chick-lit narrado por um Boy!!! Achei diferente e isso chamou a atenção.
Lena mora com seu tio em Ravenwood (o recluso e maluco da cidade) e esconde muitos segredos, o que a torna ainda mais rejeitada pela população de Gatlin. Tá não é um dos únicos motivos, afinal ela é ESQUISITA, mas se mostra um amor no decorrer do livro.
Um desses grandes mistérios que envolvem a família de Lena é que eles são Conjuradores (achei fofo esse termo), ou seja praticam feitiços e estão destinados a irem para o bem ou para o mal quando completam Dezesseis Anos (Dezesseis Luas), eles não tem escolha, simplesmente acontece, tipo "Fiz Dezesseis anos agora!! PUFF!! Sou do mal!" Hã??
Enfim é assim praticamente o livro inteiro, o que tornou meio chato essa história que a Lena ta destinada para isso ou aquilo, pois está prestes a fazer Dezesseis Anos. Mas o livro em geral é muito bom e dou ponto extras para os personagens secundários :: A prima da Lena, Ridley, que chama atenção pela suas atitudes e comentários de bad-girl (o que amei); Link, o melhor amigo de Ethan (filho totalmente maluco da mãe exemplar e rigorosa da cidade) e Amma a governanta SUPER-supersticiosa, adorável e poderosa.
Admito que fiquei meio desestimulada em ler a sequência (claro que vou ler, só não sei quando), pois parece que será uma repetição do primeiro...Como assim?? Não podia mudar um pouco??
O jeito é esperar que a continuação Beutiful Darkness (Dezessete luas??? Please não!!) desminta essas minhas previsões, pois gostei da escrita das maravilhosas autoras.