Como começar a resenha de um livro cuja leitura me tocou profundamente??

Não, não se trata de um livro delicado e cheio de firulas. Mas é um livro que me envolveu de tal modo que chega a ser impossível descrever.

Se pensa que foi uma leitura “fácil” para mim, está enganado. O processo de leitura foi uma relação conturbada = amei, chorei, gritei de frustração, chorei de novo e enfim me apaixonei perdidamente.




A Linguagem das Flores narra a trajetória da jovem Victoria Jones, uma órfã problemática que viveu sempre trocando de abrigo. Nunca conseguiu se estabelecer em uma família ou ser adotada. O mais próximo que chegou de uma família foi quando esteve sob os cuidados de Elizabeth, uma solteira dona de seu próprio vinhedo.

A partir do momento que ela passa a viver sob a tutela de Elizabeth, uma relação de mãe-filha passa a emocionar o leitor, até que algo acontece e as duas infelizmente são separadas pela corte judicial.


 - Estou falando da linguagem das flores – disse Elizabeth. – Ela surgiu na era vitoriana, quando as pessoas ainda se comunicavam por meio das flores. Ao receber um buquê de um rapaz, as moças corriam para casa a fim de tentar decifrar sua mensagem secreta. Rosas vermelhas significam amor; as amarelas, infidelidade. Então os homens precisavam escolher as flores com cuidado.

Victoria nos conta sua história alternando passado (sua experiência com Elizabeth) e seu presente (já com 18 anos).

Completando seus 18 anos, Victoria é obrigada a deixar o abrigo e encarar o mundo. Sem sonhos e expectativas, Victoria conta apenas com seu amor pelas flores (que aprendeu a identificar e amar através dos ensinamentos de Elizabeth).

Sem emprego, dinheiro e um lugar para morar, a jovem passa a dormir numa praça, próxima ao escondido canteiro de flores que cultivara. Mas sua vida modifica quando enfim procura a flori culturista Renata atrás de um emprego, e graças a seu toque “mágico” com as flores e seus significados, Victoria passa a ser conhecida e apreciada pelos costumeiros clientes de Renata.

Folhas ovais, verde acinzentadas, brotavam de um emaranhado de ramos verde-limão, com esferas translúcidas presas aos galhos como gotas de chuva. O ramalhete cabia exatamente na palma da minha mão e as folhas macias mordiscavam minha pele onde a tocavam.Visco.Eu supero todos os obstáculos.

Ao trabalhar com Renata, Victoria acaba conhecendo Grant, um lindo e romântico fornecedor de flores, que mostra ser um profundo conhecedor da Linguagem das Flores.  Após a troca de flores com seus mais diversos significados, o romance logo surge. Deixando o leitor encantado a cada atitude delicada de Grant.

Mas eis a parte que mais me deu raiva |No  Spoilers| No momento que tudo são flores (trocadilho tosco), Victoria me apronta uma que me deixou embasbacada. Às vezes me encontrava discutindo a situação da personagem (louca, sei).

Pressionei a testa contra o vidro e senti meu corpo sendo atraído em sua direção pela força do meu desejo. Sentia falta do se cheiro doce e natural, da sua comida e do seu toque. Do modo como pousava as palmas quadradas de suas mãos, que cheiravam a terra mesmo depois de serem lavadas, sobre minhas faces enquanto me olhava nos olhos.

Não é difícil você sentir na própria pele os sofrimentos e angústia que tanto atormentam nossa Victoria, mas simplesmente, tem momentos na vida que merecem ser vividos. Temos que aproveitar a oportunidade de ser feliz e perdoada. Algo que Victoria ignora e nos deixa com aquela tristeza e angústia pela própria personagem.
Cheguei a parar a leitura nesse ponto, pois fiquei com aquele receio de terminar o livro e me magoar profundamente com a trama. Mas Vanessa Diffenbaugh (a autora), com maestria, consegue nos impressionar com a delicadeza e simplicidade dos últimos capítulos da impressionante narrativa.

Uma leitura intensa e profunda que garantiu um lugar especial em meu coração. Mesmo com essa relação Amor-Ódio, A Linguagem das Flores surpreendeu-me e irá encantar a todos com sua história apaixonante!


Descubra você também A Linguagem das Flores!!



12 Comentários

  1. Parece ser um Livro encantador!
    Ja vai para minha listinha de compra! =)
    Ótima resenha (Como sempre néh?!)
    Gostei Muito!
    Beijokas...
    http://clubedelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Amei!!!!! Sua resenha está linda e cativante a ponto de conseguirmos sentir um pouco das suas emoções ao ler este livro!!!
    Juro q nao tinha me interessado tanto mas depois de sua resenha, quero mto ler!!! Ainda mais pq a história, de certo modo, me faz lembrar de uma obra prima da literatura inglesa, Pygmalion ou My Fair Lady (como ficou conhecido)!
    Parabéns!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  3. Aii que fofo esse livro. Tenho certeza que se eu fosse ler, eu iria chorar! :P
    ótima a resenha prima... Beijosss! :D:D:D:D
    http://livrosville.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu estava em dúvidas se pedia esse livro, acabei escolhendo outro, mas depois dessa resenha, sei que esse tem de ser o próximo livro que comprarei ou pedidirei. A história parece ser muito boa, e a capa do livro é muito linda, só o marcador me deixou boba, imagine a capa do livro. Gostei muito da resenha e agora você me deixou curiosa para saber o que foi que a Victoria aprontou.

    ResponderExcluir
  5. Nunca parei para ler sobre esse livro, só conhecia a capa (que é linda! *-*).
    Gostei bastante da resenha! Parece um ótimo drama com muitas surpresas no final *-* E esse lance do "significado das flores" deve ser legal de aprender.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se foi essa semana ou se foi semana passada, mas li uma resenha assim como a sua: a menina estava sem saber se tinha amado ou odiado a leitura! haha Eu adoro esse tipo de livro! Geralmente, por causa dessa briga, são os livros que eu SEMPRE favorito, sabe? Gosto de leituras que mexem comigo. O que começou a despertar meu interesse nesse livro foi justamente o choque por saber que apesar do nome sugerir algo bem leve, não é bem assim! É uma história mais profunda, que envolve um assunto tão delicado como a orfandade.
    Pretendo ler em breve, com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Bruxinha,

    eu adorei o livro tbm, e como vc inha tido, teve momentos em que eu quis matar a personagem, sério. Sei lá, eu nao consegia entender os motivos para as atitudes dela "/

    Mas... o que eu achei mais lindo, foi o dicionario que tem no final do livro!

    è perfeito e sempre que eu puder, irei utilizar!

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura

    ResponderExcluir
  8. Parece ser lindo, eu ia amar lê-lo.
    Vou ver se compro.

    http://dezesseisnaoecrianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OWNNNNNN, eu quero, eu quero e eu quero!!!!!
    Pesquisei ontem sobre esse livro, que me apaixonei logo de cara pela capa!
    Preciso desse livro! rs

    ResponderExcluir
  10. Ahh esse livro parece ser muito fofo mesmo! Já pela capa não tem como não se apaixonar *.*
    Espero poder ler logo, adoro estórias emocionantes :)

    Beijos
    Tati
    http://coracaoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Que resenha linda, me deixou apaixonada antes mesmo de ter o livro! Agora está na lista de PRECISO LER URGENTE.
    A capa é muito linda!
    Obrigada :D
    Beijos,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  12. Já faz um bom tempo que tenho vontade de ler "A linguagem das flores." As resenhas que li me despertaram ainda mais a curiosidade.
    De cara, já gostei muito da capa. É realmente linda!
    Interessante essa relação entre Amor-Ódio. Não lembro do último livro que isso me ocorreu. Nos dá uma raiva, mas que bom que o final é compensador!
    Espero lê-lo em breve. :)

    Beeijo
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...