Recebi esse livro de parceria com a editora Harlequin e, sendo nacional, eu fiquei bem empolgada para ler. Claro que essa capa maravilhosa ajudou e muito nessa querência.
Sol em Júpiter da autora Lola Salgado, é um romance YA, com temas modernos e super tendências. Afinal a protagonista é Youtuber dessas com milhares de seguidores e que é conhecida como Juba.
Sol Leão é uma jovem que mora em Florianópolis , tem um lindo cabelão volumoso e cacheado, e por isso tem o apelido de Juba. Ela é uma youtuber de moda e make super conhecida, que aparentemente tem a vida dos sonhos, ela é descolada, tem looks perfeitos e um noivo youtuber como ela. Mas a realidade é bem diferente do que ela mostra nas redes sociais.
Ela sofria bullying na escola, por ser gordinha e ter cabelo enrolado, e não é tão segura assim. Mas a vida dela nas redes estava perfeita, até que ela conhece Júpiter, um cara com nome esquisito que vem para dar uma chacoalhada no mundinho dela e fazê-la repensar em muita coisa.
Quer dizer, se existia uma coisa que mamãe tinha me ensinado muito bem era que homens não deveriam ser nossos donos. 'Não deixe de viver sua vida por ninguém, Sol', dizia ela vez ou outra, sempre me olhando intensamente, 'porque o amor é incrível até acabar. Depois, todas as coisas feias que jogamos para baixo do tapete vêm à tona de uma só vez.' André não seria meu dono. Ele precisava confiar em mim.
O livro já começa na ação e depois ele volta explicando tudo.
Adorei a escrita da Lola Salgado, ela consegue prender a nossa atenção do começo ao fim.
Sol é uma jovem normal com os altos e baixos da vida, mas que tem a vida dos sonhos no mundo virtual, afinal como uma youtuber mega conhecida, namorando/noivando com outro youtuber conhecido, indo a eventos, ganhando coisas, um encanto de vida, certo? Hmm talvez nem tanto. Num dia que levanta de pé esquerdo, ela conhece um rapaz chamado Júpiter em um momento bem constrangedor e como tudo o que de ruim vem de penca, não podia ser diferente.
Júpiter pode ter nome estranho e místico, mas ele é um cara bem pé no chão e sabe o que quer, mas a família precisa dele e ele pára tudo para cuidar dela, e mesmo que não tenho tempo para alguém na sua vida, ele arranja um espacinho se valer a pena.
- Você acredita nisso?
- É claro que sim, Júpiter! Quando leio a descrição de escorpião, parece que estou lendo um texto sobre mim. É muito louco!
Com a entrada - literalmente - de Júpiter na sua vida, Sol percebe um lado que tinha esquecido que existia, devido a estar conectada todo o tempo, e com a amizade cada vez mais estreita com o moço , acaba reconhecendo que André, seu noivo idiota babaca , não é bem o grande amor da sua vida, mas como ela pode tomar a decisão certa, se ela nem sabe o que quer direito?
Todas as fotos que vinha postando ultimamente eram apenas simulação de dias que nunca vivi. Apenas uma fantasia.
O livro tem uma pega meio clichê, mas a forma como a autora abordou o tema de youtubers e redes sociais foi super interessante, porque quantas vezes não nos pegamos pensando em como queríamos ter aquela vida fácil de ganhar coisas e viajar, que é o que aparenta ser a vida de alguns?E os haters?
Dói ver todo o sofrimento de Sol, ao ver o que construiu com tanto esforço, começar a ruir. Mas o que mais me doeu foi ela se culpar por coisas que não era culpa dela, até ela perceber que tem coisas que acontecem porque as pessoas que te cercam influenciam para isso.
A história flui, e mesmo que seja destinada a xóvens, nós adultinhos, também tiramos nossas liçoes do livro. Sim, nós tomamos tapinhas na face bonito.
Lola nos mostra que temos que fazer o que amamos e lutar pelo que queremos, porque vale a pena, que temos que nos livrar das pessoas tóxicas. Mas principalmente saber que as menores coisas do nosso cotidiano é o que faz valer a pena no final e que faz de cada dia, um dia bom.Vai dizer que não é uma tapa na cara, principalmente quando nos acomodamos e deixamos a onda nos levar.
—Nem tudo precisa fazer sentido. — Suas palavras eram suaves, assim como seu olhar. — Até me arrisco a dizer que as melhores coisas não fazem sentido algum.
Agora deixa eu comentar sobre a edição linda da Harlequin. Amei demais, tá linda. Tem os inícios dos capítulos decorados, tem fontes diferentes para os vídeos, ai um lindeza. Apaixonada.
Super indico. É mega fofo esse romance, vontade de dar um uta bem apertado no Júpiter e na Sol. E mais que isso, Sol em Júpiter é um livro sobre se aceitar e aceitar o outro.
Beijos Beijos