Recebi A intrusa em parceria com a Editora Pedra Azul, e vou confessar que fui totamente enganada por este livro.

Primeiro porque achei que a autora estava viva, sim achei que ela era contemporânea nossa. Depois porque pela sinopse achei que o livro seria narrado, ou em parte , narrado pela mocinha, Dona Alice, mas não.

O livro se passa no Rio de Janeiro no fim do século XIX, e é narrado por vários personagens. E, a não ser uma breve passagem, nós não sabemos nada pela boca de Dona Alice, não sabemos suas intenções. E o final é supreendente.

O livro conta a história de Argemiro, um homem  já a vários anos viúvo, que quer que sua filha, Glória,  então com 09 anos, venha passar um tempo na sua casa, para isso ele precisa de uma governanta, e coloca um anúncio no jornal para contratação, virando alvo de zombaria entre seus amigos.
Maria era um anjo... mas hoje é um fantasma; e um homem não pode viver abraçado a uma sombra...
Dona Alice, é a unica que responde a seu anuncio, e depois de ser entrevistada por Argemiro, e ter sua vida vasculhada por Padre Assunção, que é o melhor amigo de Argemiro, acaba indo trabalhar na casa com uma condição, nunca deixar ser vista pelo patrão, uma vez que na sua entrevista ela portava um véu em seu rosto.

Mal sabe Argemiro a confusão que se tornará sua vida cm a vinda de dona Alice para sua casa, afinal ele terá que lidar com a inveja de Feliciano, um negro revoltado consigo mesmo por ter nascido negro, com o ciúme exagerado de sua sogra, que após a morte da filha vem zelando para que seu genro cumpra o último pedido irracional de sua filha, de que ele nunca mais se torne a casar, e com os desmandos da Senhora Pedrosa que colocou na cabeça de casá-lo com Sinhá, sua filha. E ela é uma dessas mulheres ricas que acham que pode tudo.

Quem me ameaça?
A sua imaginação.
Vocês são todos uns imbecis!
Talvez...

O livro não é uma leitura fácil, mesmo para quem está acostumado com livros de época de Jane Austen, Charlotte Brontë e outras e mesmo ele sendo curtinho, tem cerca de 230 páginas só.

A linguagem da autora é do Rio de Janeiro do século XIX, mesmo com a adaptação bem feita da editora Pedra azul, tenho que admitir que demorei para engrenar a leitura me adaptando com a linguegem. Mas assim que me adaptei, fui que é uma beleza.

Uma das coisas que mais me deixou encantada com o livro foi o fato que a protagonista, foi nos apresentada somente por visões de terceiro e somente no final vimos qual dessas visões estava certa. Mas uma coisa é certa, o povo vê maldade em tudo.

Argemiro é um viúvo que vive sua vida normal, a não ser pelo fato de ser vipuvo a muito tempo, e não ter tido outra mulher depois da morte de sua esposa. E ele sendo um bom partido, é claro que é sempre cercado de mães casadouras e filhas aptas para se casar com ele.

Uma dessas mães é a sra Pedrosa, que ela mesmo admite a filha, Sinhá , tudo o que fez para que o marido alcançasse o patamar que ele estava, e que faria o mesmo para ela. Sendo assim ela decide que quer Argemiro como genro. Mas Argemiro foge, afinal ele fez um juramente no leito de morte da esposa de nunca se casar novamente.

Juramento este que sua sogra, Dona Luiza faz questão de lembrá-lo. Essa foi uma das personagens que mais me irritou, afinal ela judia muito de Dona Alice, por causa de sesu próprios sentimentos e do sentimento de sua filha morta. A neta, Glória, é uma criança linda e traquinas, que precisava de freio, e que quem conseguiu pôr foi Dona Alice, uma moça muito educada, mas para a sogra isso tudo é um plano para ficar com seu genro.E com a ajuda de Feliciano,esse dá ódio no coração,
vai fazer de tudo para tirar Dona Alice e conseguir voltar a folga que tinha.
O ciúme da Baronesa aumentava a cada novo triunfo de Alice, que llhe disputava a neta com furor.
E ainda há Padre Assunção, o único que descobre sobre Alice e que vê de perto todo o desenrolar de uma injustiça. talvez.E o único de quem descobri o seu maior segredo.

Os amigos e a Senhora Pedrosa e Sinhá, são capítulos a parte. Eles representam bem o jeitinho brasileiro e nossa política fanfarronada.
Tontinha! Só pelos merecimentos, sem um pouco de manha, ninguém faz nada nest mundo!...
O RJ do livro é bem diferente e ao mesmo tempo igual ao de agora. Melhor dizendo, a paisagem mudou mas a essência das pessoas continuam as mesmas.

O livro é muito bem escrito. A  autora Julia Lopes de Almeida, é brasileira, e ela e o marido ajudaram a fundar a ABL, e cuja a cadeira é a de numero 3, e  seu nome foi retirado da lista de imortais porque ... bem por causa do machismo mesmo. Ela lutou muito e se você puder, pesquise sobre a vida da autora porque é sensacional. Totalmente Girl Power.

Adorei e super indico para vocês.
SORTEIO.

Bom para todos que comentarem nesse post concorrerão a um exemplar , que foi cedido pela editora linda Pedra Azul.

Vamos as regras:

Comentar entre 30/06/16 e 15/08/2016, e preencher o formulário do Rafflecopter.

Será válido apenas um comentário por post para cada participante.

Comentários VÁLIDOS, ou seja, devem ter conteúdo. Comentários superficiais, que não condizem com o que foi postado ou no estilo gostei, quero ler, etc, não serão válidos.

O resultado será divulgado nas redes sociais e neste post. O vencedor será contactado por e-mail e terá dois dias para respondê-lo.

O livro será enviado pela Blog. Não nos responsabilizamos por eventuais extravios do correio ou arcando com os custos do reenvio caso o vencedor tenha passado informações equivocadas.

a Rafflecopter giveaway
"Ama-a... - pensou ele consigo , tristemente. " Ele ainda não o sabe... mas a verdade é que ela já está dentro..."
Boa sorte a todos.

Beijos Beijos

12 Comentários

  1. Adorei a resenha! Já estou concorrendo, vou adorar ler "a intrusa"!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Não conhecia esse livro ainda. Amo os livros do gênero, mas acho que também vou ter essa dificuldade na leitura por causa da linguagem. Mas ainda assim quero ler para conhecer esse Rio de Janeiro de outras épocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha você vai se surpreender com algumas paisagens do Rio e outras nem tanto. Mas a leitura flui bem depois que você se acostuma com a linguagem.

      Excluir
  3. Achei a história bem interessante, parece aquele típico caso de família sabe kkk E essa capa tá super bacana, me deixou curiosa e me lembrou muito o protetorado da sombrinha, quero muito ler :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Percebo que os livros de época que são nacionais tem sempre uma escrita mais densa, esse não é o primeiro livro em que percebo isso, e mesmo que eu não esteja acostumada com esse tipo de leitura, confesso que isso me deixa mais entusiasmada pelo fato de que adoro conhecer novas formas de escrita. Também não conhecia esse livro, e após ler sua resenha fiquei encantada por essa história, porque me pareceu ser cativante e bem escrito, e por isso pretendo ler com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Eu só li um romance de época, O Morro Dos Ventos Uivantes, e achei muito chato. Porém, percebi que esse parece ser muito diferente na história. Quanto a narrativa, acho que vai ser difícil eu conseguir engrenar na leitura, mas quero ler pra não ter uma imagem negativa de romances de época, enfim, acho que vou gostar muito. Gostei ainda mais por ser nacional, apesar de ter lido poucos.

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente ainda não tinha lido nada ainda sobre o livro mais me parece realmente maravilhoso ainda mais ainda pelo fato de ser de época. Ainda sim aquela duvida da dificuldade para interpreta-lo mesmo assim saber como realmente as pessoas da época viviam e se comportavam ou se vestiam, deve ser maravilhoso o livro.

    ResponderExcluir
  7. Ai aia e agora qual será o segredo de Dona Alice?? Fiquei curiosa do porquê será ela não quer que o patrão veja seu rosto?? Aí tem!!... eu quero ler esse livro e espero ser a sortuda para desvendar esse mistério...hehehe. Obrigada por me mostrar esse livro e pela resenha. Bjos.

    ResponderExcluir
  8. A abordagem do livro diverge com o que estou acostumada a ler. Geralmente, leio apenas literatura estrangeira, por não achar um livro brasileiro do meu interesse, ainda.
    Bem...se o livro for realmente bom, será uma surpresa até para mim, que me fechei para literatura brasileira.
    Vou correr esse risco.

    ResponderExcluir
  9. Oláa fui sorteada como faço para entrar em contato?

    ResponderExcluir

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...