Olá, mais uma vez vamos ao nosso SoSeLiT, para quem não sabe o que é, clica aqui que eu explico um pouco.

E hoje vamos falar sobre.... Autores Nacionais x Blogueiros literários.

Bom, justo essa semana, deu uma enorme encrenca entre Tatiana Feltrin e Ronaldo Bressane. Quem são esses?

Um é uma conhecida booktuber e outro é um autor - que eu não conhecia até ter toda a treta. Pelo que se sabe ele foi pedir para que ela resenhasse seu livro no canal dela, e ela deu a listinha de preços que cobrava, nada mais justo, afinal é um trabalho, não é?

Ele não entendeu assim e fez um post no seu Facebook falando quem os booktubers pensam que são para monetizar seu trabalho, não pode, tem que fazer isso por amor.

Isso me levou a pensar no post dessa semana.

Eu amo meu blog, amo falar sobre livros e realmente faço isso porque gosto. Porém, já me passou pela cabeça monetizar sim, só não fiz isso, porque meu foco na vida está em outra coisa. Assim não considero mais, o blog como um trabalho, eu posto quando quero, o que quero, e se posso claro, porque com a vida maluca que tenho, infelizmente o tempo anda escasso.

Mas houve um tempo que eu fiquei focada aqui, eu tinha quase que por obrigação postar, eu aceitava livros de cortesia e me obrigava a ler e resenhar. Foi nesse tempo que conheci um lado dos blogueiros literários que não é tão contado.

Muitos autores nacionais procuram blogueiros para fazer resenhas dos seus livros. Alguns são fofos e perguntam se você quer, não pedem prazo, te mandam o livro de boas, e pedem para falar com sinceridade. E ainda tem quem te dê desconto quando você quer muito ler um livro, e fazem um precinho camarada, ou te mandam um email fofis , ou um marcador, mega lindo quando não conseguem, ( e ainda te avisam quando o livro entra em promoção haha) .

Como eu disse alguns.

Outros já procuram querendo que você faça resenha para ontem, já te mandam o ebook, sem perguntar se você quer ou não, e se você ousar fazer uma resenha negativa, nossa, aí se prepare para ouvir merda coisas ruins, dele e dos seguidores, se ele tiver.Isso quando ele manda cortesia. Tem pessoas que acham que nosso dinheiro nasce em um lugar mágico, e querem que você compre um livro que você não tem interesse.

E AI MEU DEUS , se você manda um mídia Kit ( que é um kit falando do que você oferece, o que a pessoa ganha com isso e por quanto pode contratar).

Pois bem, eu já passei da fase de sair aceitando livros a torto e a direito. Aceito quando quero, e falo não, quando não quero. Entendam, o blogueiro é uma pessoinha que trabalha - no blog e fora dele -, que tem família, amigos, só que ama ler e quer dividir com pessoas de quem também se sente amigo.

E já adianto, quando eu gosto de um livro, eu passo isso na resenha, se eu não gosto, eu falo também. Mas explico o motivo. Agora se a história for uma porcaria, desculpe, mas eu não resenho.

Eu não ganho nada com o blog, monetariamente, tenho algumas parcerias com editoras, mas nenhuma me obriga a nada, e vocês não sabem como é libertador ler aquilo que se gosta e se tem vontade, porque quando você monetiza o espaço, aquilo se torna um trabalho, e isso se torna bem mais exigente, claro que tem alguns que a gente sabe que lê a sinopse e fala que é resenha.Enfim...

Quantas vezes a gente não comprou um livro porque gostou da resenha do amiguinho?

Os autores nacionais tem que entender que ser amigo dos blogueiros é a melhor coisa da vida, é como se você tivesse que fidelizar seus clientes. Porque tem autor que é amado pelos blogueiros, como a Carina Rissi, Thalita Rebouças, Samanta Holtz entre muitas outras, porque são pessoas que tratam bem, que se fizerem uma resenha ruim de um livro deles, não irão na internet denegrir o coleguinha, nem mandar os seguidores fazer campanha contra no perfil ou no post de pessoa.

Não estou falando que todo autor tem que ser bonzinho e deixar os blogueiros/booktubers cagarem na cabeça, mas será que todo esse drama que vivemos essa semana, não é porque tem autores que não valorizam o trabalho do blogueiro/booktuber?

Este post todo falando nada com coisa alguma é para falar isso : será que os autores nacionais realmente sabem o que seriam deles, sem essa rede de apoio, seja gratuito, com cortesias ou monetizado?

Porque ser blogueiro é um trabalho sim, por vezes mal remunerado, e mal visto por alguns que acreditam que não tem gasto nenhum e que não dá trabalho ler um livro e escrever uma resenha. E escrever uma resenha não leva nem meia hora, certo? Certo?

Claro que não. Temos que pagar a anuidade do site que hospeda o blog, os objetos mágicos para tirar uma foto bonita, o tempo para tirar a foto, o tempo para escrever a resenha, para publicar nas redes sociais, para enviar os itens de sorteio. Entre outras coisas;

Enfim, acredito que blogueiros e autores nacionais podem sim conviver maravilhosamente, quando os dois sabem respeitar a profissão do outro.

Beijos Beijos

Esse é o oitavo post da Sociedade Secreta Literária, onde compartilhamos nossas experiências como blogueiras literária. Tentamos falar sobre assuntos que nem todos falam, contar o que sabemos e aprendemos. Blogs participantes: Eu Insisto | La Oliphant My Dear Library Barda Literária | Um Metro e Meio de Livos | Pétalas da Liberdade | Livro Lab | Macchiato | E eu, do Diário de Leitora Compulsiva

2 Comentários

  1. Oi querida
    Menina, não tinha ficado sabendo dessa treta. Que confusão. Muito chato isso. Eu costumo dizer que tenho os melhores parceiros do mundo. Eu costumo manter um contato bem direto com os autores parceiros do blog, vou conversando enquanto faço a leitura, mantemos contato pra divulgação e tudo mais. Quando estou atrasada na leitura por algum motivo, dou satisfação, claro, mas nunca fui cobrada assim, o que seria horrível. Cada um lê em um tempo e isso é super normal. Eu não monetizo minhas resenhas (não cobro dos autores), mas tenho alguns links afiliados pra ajudar na manutenção do blog, mas acho que todo blogueiro tem ao menos um link. Enfim, acho incrível poder ajudar na divulgação de literatura nacional e é maravilhoso quando os autores entendem o que fazemos no blog. É uma relação que precisa ser incrível pra funcionar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Realmente acho que o que falta é alguns autores entenderem como funciona o nosso dia a dia. Como você disse somos pessoas, e que temos toda uma vida fora da internet rs. Acho que falta compreensão e bom senso.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...